A Prefeitura de Contagem tem investido de forma intensa para melhorar a qualidade de vida da população e para isso, uma das ações implementadas, nos últimos anos, é a ampliação da cobertura vegetal da cidade. Desde 2021, já foram plantadas mais de 15.600 mudas de árvores nativas em diferentes pontos que, além de deixarem a cidade mais bonita, também contribuem para deixar o ar mais puro, oferecem sombra, conforto térmico, amenizando altas temperaturas com as quais a cidade tem sofrido nos últimos tempos, devido às mudanças climáticas.
Mas de acordo com a Autarquia de Parques e Praças (Conparq), grande parte desse trabalho está sendo perdido devido aos atos de vandalismo que estão destruindo as mudas. O problema ocorre em toda a cidade, mas tem se mostrado recorrente na avenida João César de Oliveira, em especial, nas proximidades do Big Shopping, dos pontos de ônibus e na altura do número 374. Para se ter uma ideia, ao longo da avenida foram plantadas mais de 443 árvores e, desse total, cerca de 90 mudas tiveram que ser substituídas por causa das depredações.
O presidente da Conparq, Avair Júnior, reforçou a importância da preservação das árvores plantadas em Contagem e os impactos econômicos e sociais causados pelo vandalismo. Ele também fez um apelo à conscientização de todos sobre o cuidado com o verde urbano.
“Quando alguém danifica uma árvore, toda a cidade perde. O plantio de árvores é fundamental para reduzir o calor, melhorar a qualidade do ar e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Além disso, o vandalismo gera custos altos para o município. Cuidar do verde é responsabilidade de todos. É essencial conscientizar a população sobre os benefícios da arborização”, disse.
De acordo com o gerente de Plantio e Viveiro, Lucas Marinho da Silva, cada muda plantada em Contagem representa um investimento significativo, que envolve todo o processo desde a preparação do solo até o desenvolvimento da árvore na fase adulta. No entanto, o vandalismo compromete todo esse trabalho e gera prejuízos financeiros. Somados, os danos causados por atos de destruição das mudas já chegam a R$80 mil, valor que poderia ser investido em novos plantios e na manutenção.
“É um trabalho feito com cuidado, que envolve planejamento e recursos públicos. Quando uma muda é destruída, não é só a árvore que se perde. É o tempo, o dinheiro e a chance de termos uma cidade mais arborizada”, explicou Lucas.
Segundo ele, os casos de vandalismo podem e devem ser denunciados pela população. As denúncias devem ser feitas diretamente ao setor de arborização da Conparq ou na Administração Regional onde a depredação ocorreu.
Serviço - Denúncias sobre depredação de mudas de árvores